Olá!

Obrigado por se interessar pelo nosso blog e mais ainda, espero que assim como nós, você se interesse pelo assunto aqui tratado.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

GRUPO ARTICULADOR REGIÃO VILA SÔNIA

Caros colegas,
Vimos por meio de esta contar a história do que estamos chamando de Grupo Articulador da região da Vila Sônia. O que é isso?

O Grupo Articulador vem reunindo uma série de instituições da região com o objetivo de discutir questões importantes para nossa comunidade, ações coletivas, as potencialidades do nosso bairro e a construção de um trabalho em rede.
Em primeiro lugar, queremos dizer que não se trata de uma proposta inovadora, mas do resgate de uma idéia muito simples e muito conhecida: de que a união faz a força.
Bem, antes de qualquer coisa, é preciso esclarecer: quem somos nós?
Em Junho de 2010, a Associação Cidade Escola Aprendiz, em parceria com a Casa de Apoio Maria Helena Paulina, situada na região da Vila Sônia tomaram a iniciativa de visitar algumas instituições para buscar parcerias. Mas, não buscamos apenas parcerias pontuais, sendo nosso objetivo articular uma rede de apoio às crianças e adolescentes da região em que vivemos e atuamos.
Percorremos o bairro visitando algumas instituições, procurando dialogar sobre a importância de construirmos ações conjuntas com a comunidade e para a comunidade.
Andamos pelo bairro, conversamos com as pessoas, entramos em contato com as instituições com o propósito de fortalecer os laços de solidariedade e cooperação entre pessoas, profissionais e instituições que convivem lado a lado, mas por força do cotidiano, muitas vezes, não dialogam e não atuam de maneira conjunta.
Atuamos em uma mesma localidade, enfrentamos problemas parecidos, temos qualidades semelhantes e obstáculos similares. Então, pensamos, porque não nos juntarmos para pensarmos como podemos trabalhar juntos?
Ações coletivas, atividades comunitárias, parcerias entre instituições, fortalecimento da comunidade, elaboração de propostas conjuntas que possam beneficiar todos os envolvidos nesse processo. Isso é o que chamamos de rede de proteção social: uma teia de relações sociais e institucionais que se auxiliam mutuamente na busca de objetivos comuns.

Felizmente, outras instituições compraram essa idéia e juntos estamos construindo essa iniciativa. Até agora realizamos três reuniões e estamos em um momento de definição de objetivos, metas e princípios desse grupo.
Participam do Grupo Articulador da região da Vila Sônia: Casa de Apoio Maria Helena Paulina, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS- Butantã), Unidade Básica de Saúde da Vila Sônia, Associação Cidade Escola Aprendiz, Telecentro Pequeninos do Jockey, Associação pela Família (Centro Educacional Gracinha), Obras Sociais Mosteiro São Geraldo, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS- Butantã), Projeto Viver. Associação Cidade Escola Aprendiz, Escola Estadual Adolfo Gordo e Escola Estadual Adalgísa.
Nesse sentido, vale mais uma vez perguntar: que somos nós? Demos um novo sentido para a palavra “Nós”. Agora somos mais de um, mais de dois, três... Somos um coletivo!



As reuniões são mensais e abertas a toda comunidade!!!


Venha participar dessa iniciativa e construir coletivamente propostas de melhora para a nossa comunidade.



Grande abraço!




São Paulo, 3 de novembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário